10.4.13


O NOSSO TEMPO

Advertência: Eu desconfio das palavras. Não é bem das palavras enquanto a modalidade (verbal) em que mais nos exteriorizamos ao outro, mas das minhas palavras.
Não gosto da distância a que ficam do que quero dizer, sobretudo quando escrevo. Mas não tenho outra maneira de procurar dizer o que sinto ser dever dizer. Assim e sem nunca deixar de procurar que as minhas palavras consigam trepar a outra zona de inteligência que a reservada à lógica jurídica que as formatou nessa língua, dialecto mentale: o advogadêz[1].
Eu falo advogadêz e isso é tramado, porque é uma língua que sem aviso prévio se sobrepõs à que falava antes de entrar para o curso, no tempo em que ainda escrevia. Como o corrector ortográfico do meu computador se sobrepôs ao anterior sem que eu tivesse querido e sem que eu agora o consiga tirar, para continuar a escrever como sempre escrevi.[a minha principal objecção ao acordo ortográfico nem sequer é por razões de defesa da língua viva (expressão deliciosa) que é o Porrtuguêis do Brasil (que é o Português mais vivo).  Eu nem sequer tenho objecções ao acordo ortográfico, porque é assim que a coisa funciona, é inevitável. A minha coisa com o novo dicionário que sub-repticiamente se instalou feito um posseiro no coração do meu word é que fica feio o écran cheio de risquinhos vermelhos e isto para não falar no incómodo do filho da mãe do coisó Plug in ou lá como pulou para aqui, estar sempre a interromper o raciocínio, sugerindo a "nova redacção", obrigando-me a parar o raciocínio e a morumurar  palavra como seria dita agora – ainda há pouco isso me aconteceu quando escrevi peremptoriamente (que foi imediatamente substituído por “perentoriamente”). Altera-me as palavras e quando releio as coisas chego a duvidar, mas eu não escrevi isto, isto é um gajo desempenado e contemporaneíssimo. (A sério, sem ironia nenhuma. Fico por instantes com a sensação de “não é meu”, eu não tenho esta actualidade).

Escrever sem sentir o atrito das palavras, isso é que eu gostava de saber como se faz para escrever o que não posso deixar de dizer com elas. Escrever sem ficar a olhar de fora para o que se escreve, sem a chatice da forma. Escrever a ideia sem ruído, escrever directo, sem precisar do assobio do mormúrio do som das palavras ou da geometria dos pensamentos dentro das frases.

Feita a advertência, que deve ter sido lida como se dita no mesmo tom que os conferencistas pedem desculpa por não dominar a língua em que vão falar, com educação e sem – assim espero – nenhuma da arrogância do Senhor referido na nota de rodapé. Aqui vai:

Nós somos a nossa circunstância. Sim.A diferença entre mim e o meu filho mais novo é sobretudo a diferença do ser do tempo dele e do ser do meu tempo.
À lotaria do lugar onde se nasce acrescenta-se a do tempo em que se nasce. Sentimos o efeito do tempo nas coisas, percebemos que ele é de facto o maior escultor. Anterior a essa primeira noção do tempo (que também se transforma em jaula, em fardo, com o tédio), existe um tempo anterior a nós, o tempo em que ainda não estávamos aqui. Conseguimos mesmo anular o mistério do antes do nascimento (tão grande geometricamente como o do depois da morte) através da presença que sentimos em nós dos antepassados. Esse tempo anterior vai-se afunilando até ao fim dessas memória pressentidas dos antepassados. Se em vez de dizermos antepassados dissermos ancestrais então a dimensão do tempo "sentido" aumenta exponencialmente (provavelmente eco de "astral" que a palavra tem.
Com a consciência da magnitude temporal do universo da comparativamente insignificância do tempo ancestral", com o conhecimento que tempos, desde que nos ensinaram a história da humanidade, da pequenez temporal dos últimos dois mil anos da humanidade (um século não é uma eternidade, é o tempo que separa muitos dos que estão vivos daqueles que são ou foram os seus avós), é a idade do Senhor Manuel de Oliveira, são vinte vidas do Senhor Manuel de Oliveira. Se eu disser "há vinte vidas do Manuel de Oliveira nasceu Jesus", há qualquer coisa que estremece em mim. Uma sensação de conta errada, da intranquilidade do que não bate certo com o nosso entendimento do tempo. Mas é verdade. Foi há dez Manuel de Oliveiras que se deu a fundação de Portugal, como nos ensinaram que aconteceu. Quando nos falaram disso éramos crianças, mil anos era uma espécie de equivalente a infinitos (como diziamos então, repetindo a palavra no plural muitas vezes, quando queriamos explicar que o que gostávamos de alguém não tinha fim nem tamanho).
Se pensarmos no Holocausto então custa-nos a imaginar que os nossos avós tivessem sido contemporâneos desse momento, que tivessem vivido aquilo em directo. Parece ter sido noutra vida, quase com outra humanidade. Percorremos dois mil anos num instante, se tentarmos colocar essa porção de tempo na escala do tempo dos Deuses. Se tentarmos imaginar qual o tempo – se é que ele existe – do projecto da criação cristã até ao “juízo final”. Temos de concordar que os dois mil anos já percorridos, são mesmo muito pouco, que estaremos muito longe, que estaremos ainda muito no início.
Compreendemos que outros povos tenham pensado tantas vezes na eventualidade do fim colectivo próximo e tenham afeiçoado às suas escalas de tempo as profecias apocalípticas. No nosso tempo a profecia apocalitptica já não vem da bruxaria e está ligada à Ciência e a apresentações em power point feitas por AL GORE. É por essa via que experimentamos a ideia do fim que está em todos os apocalipses. Sabemos que essa é uma das possibilidades, experimentamo-la ainda que inconscientemente, imperfeitamente, nas suposições vagas do que será um fim desses. Assim, a primeira coisa que me parece evidente é que o Nosso Tempo é muito curto para perceber o tempo da “humanidade”. Até porque sabemos das enormes diferenças que a “humanidade” assumiu nestes afinal tão curtos dois mil anos (romanos, árabes, idade média, renascimento, romantismo, belle-époque, revolução francesa (foi há menos de três séculos: a avó da minha avô poderia ter estado lá (a minha avó nasceu a 3 de Outubro de 1895, logo separam-me do nascimento dela 118 anos, 1895-118 anos, logo a sua avó poderia bem ter nascido em 1777, a tempo de assistir à guilhotinagem de Maria Antonieta).

O que é que destinguirá o “nosso tempo”, como é que ele será visto de fora, de aqui a dois mil anos? Bom, esse exercício é vizinho ao do imaginar um fim colectivo. Porém e se o que destingue o "nosso tempo", se aquilo pelo qual se tornar conhecido nesse futuro em dobro ao que nós já vivemos desde o nascimento de Jesus, for qualquer coisa do nosso carácter actual que se equivalha ao buraco do ozono do “apocalipse”? Qual o traço do nosso tempo que se poderia considerar replicado na humanidade daquilo que está a acontecer na terra?

A minha primeira sensação é que esse traço é a ilusão do homem/individuo (e não Homem/espécie) ser a medida de todas as coisas. O homem individuo, o eu e a sua esperança de vida, como a matriz temporal que importa. Se tentar percorrer essa mesma sensação sem a assustar, consigo imaginar um tempo em que o mais importante não fosse – para quem nesse tempo viveu – o tempo que pessoalmente iria viver mas a sua participação num tempo maior, no tempo da sua espécie, no tempo maior dos Deuses. Chego aqui e paro, começa aqui a parte do buraco negro mental, onde as ideias, mesmo as menos verbalizáveis, as que são só imagem, deixam de existir de se poder formar.

Dita esta salganhada toda, o que me parece é que o nosso tempo é o do princípio de um fim com estrondo de um individualismo que provavelmente se exacerbou com a colocação do homem/individuo no centro de todas as coisas, quando qualquer ser com um mínimo de pudor e – sobretudo – instinto de sobrevivência, não se coloca no centro de todas as coisas. Sei muito pouco de história, mas sei o que intuo do tempo que me foi contado.

O nosso tempo para mim é o do fim do “homem/individuo como medida de todas as coisas”.

Visto o tempo assim, fico impressionado com a facilidade como que nos excluímos do tempo em que estamos, e da nossa enorme cumplicidade filial em relação a ele, apontando o dedo a Sócrates, a Cavaco, à Troika, à Merkle, ao Senhor da Coreia. Somos nós., É o nosso tempo e parece-me mais ou menos evidente que o que está a acontecer na Europa soa a princípio do fim de um tempo muito mais longo do que nós possamos imaginar. Se tivermos de recuar até que a primeira semente deste tempo em que o “homem/individuo” funcionou como definidor danossa organização de vida e da nossa consciência  de nós próprios e de nós na vida. Pensar num tempos em que não tenha sido assim, obriga-nos a recuar até outro buraco negro relativamente ao qual só tenho uma muito vaga ideia: esse tempo deveria ser em muitos aspectos semelhantes àquele que está para vir. Ao pensar isso penso que o caminho será agora a marcha atrás do tempo, vamos ter de passar por uma nova idade média e temos mesmo é que nos preparar para os encantos dela. Porque sabemos que os tem, ainda que esse tempo seja conhecido como o “das trevas”.



[1] A primeira vez que ouvi esta expressão “advogadez” foi num julgamento proferida por uma testemunha a quem o Colega do lado tinha acabado de fazer a primeira pergunta. A testemunha era um daqueles administradores das novas empresas público-privadas. Estilo: “sei que sou arrogante mas estou-me a conter, por educação”;  hábito de olhar desnecessariamente atentissimamente para as irís do interlocutor. O meu Colega tinha o mesmo primeiro nome que eu e era o advogado daquela contemporaneissima Companhia – como eles gostam de dizer “a companhia” (prazer do mesmo género dos que em Coimbra diziam "tsta casa", para se referirem à Universidade)  – parte contrária do meu cliente, num diferendo bem conhecido daquele administrador. Foi com ele que ouvi pela primeira vez a expressão "advogadês", quando em respota à primeira pergunta que o advogado da Companhia, lhe atirou (estes tipos - quando se lembram de uma em que se gostam especialmente de ouvir – atiram mesmo): “Oh Doutor, importa-se de repetir a pergunta sem ser em advogadêz). Fantástico. Fantástica a palavra e fantástica a confusão daquele tipo. Ele tomara o Advogado da “companhia”,  pelo advogado da parte contrária. Refugiei-me na leitura dos apontamentos anteriores como se estivesse embaraçado que o Administador da Companhia estivesse a ser incomodada pelo Colega, Quando chegou a minha vez de inquirir o Administrador senti que deveria esclarecê-lo que o Colega que o inquirira fora quem o indicara como testemunha e que da minha parte - considerando o teor e o tom das respostas, nada , nada mais tinha a esclarecer.

Sem comentários: